Destartarizações dentárias

O tratamento preventivo mais comum feito num consultório dentário é uma simples destartarização. O profissional dentário utiliza instrumentos especiais para remover a placa bacteriana e o tártaro de todas as superfícies dos dentes. Os dentes são depois polidos com uma pasta de polimento e uma cúpula de borracha montada num instrumento rotativo. A remoção eficaz de toda a placa bacteriana e tártaro reduz a acumulação de bactérias, ajuda qualquer inflamação gengival e torna mais fácil manter os dentes limpos em casa. Uma destartarização não pode substituir uma boa Higiene Oral em casa - como cuidado a ter em casa é essencial o uso de uma pasta dentífrica com flúor, a fim de manter uma boca saudável.

Tratamento com flúor em consultório

Para ajudar a fortalecer a estrutura dentária, o seu profissional dentário pode aplicar-lhe um gel de alta concentração de flúor nos seus dentes. O gel pode ser aplicado directamente nos dentes ou colocado numa moldeira que é aplicada nos seus dentes durante alguns minutos, mantendo-se níveis elevados de flúor durante bastante tempo depois.

O que são selantes de fissura e vernizes?

Selantes de fissuras: Os selantes de fissuras são aplicados nos dentes das crianças por um profissional dentário para proteger as superfícies oclusais (mastigatórias). As fissuras das superfícies oclusais dos dentes posteriores podem reter restos alimentares e detritos, tornado-os susceptíveis à cárie dentária. Um selante basicamente preenche as fissuras selando o dente de contactos com bactérias e restos de alimentos, tornando a superfície mais fácil de limpar.

Para aplicar o selante o profissional dentário em primeiro lugar vai secar o dente, ou por vezes pode colocar um dique de borracha entre os dentes e a boca, e depois aplicar na fissura do dente o selante. Nesta fase o selante é fluído e espalha-se facilmente na fissura. Os selantes podem endurecer por eles próprios ou através de uma luz polimerizadora. Para ser mais eficaz, o selante deve ser aplicado na superfície do dente pouco depois dele ter erupcionado.

Verniz de Flúor: Enquanto os selantes de fissura ajudam a proteger as superfícies oclusais dos dentes, um verniz de flúor ajuda não só a proteger as superfícies oclusais mas também as superfícies entres os dentes. Os vernizes de flúor têm normalmente uma concentração elevada de flúor (20 vezes superior à pasta dentífrica) mas são usados em pequenas quantidades a fim de serem seguros. Uma vez aplicados, os vernizes libertam lentamente flúor durante várias horas. Estes vernizes podem ser utilizados em crianças para prevenir cáries dentárias ou em adultos, não só para prevenir cáries mas também para aliviar a sensibilidade dentária.

O profissional dentário vai secar ligeiramente o dente e aplicar o verniz com um pincel ou com outro instrumento dentário. Alguns vernizes de flúor têm alguma coloração para ajudar a aplicação, mas dissolvem-se assim que o princípio activo é libertado. O verniz seca rapidamente e você pode prosseguir o seu dia-a-dia normalmente.