Branqueamento

Que factores afectam a coloração dos meu dentes?

Algumas pessoas nascem com dentes que são mais amarelos que outras pessoas. Outros têm dentes que escurecem com a idade. A cor dos seus dentes naturais pode ser afectada por muitos factores. As manchas superficiais (chamadas manchas extrínsecas pelos dentistas) e a descoloração podem ser causadas por:

  • Tabaco (fumado ou mascado)
  • Beber café, chá ou vinho tinto
  • Comer alimentos altamente pigmentados como as cerejas e as amoras
  • Acumulação de depósitos de tártaro, que resultam da placa bacteriana que endureceu

As manchas internas (chamadas manchas intrínsecas pelos dentistas) podem ser causadas por:

  • Tratamento com tetraciclinas (antibiótico) durante a altura da formação dos dentes
  • Escurecimento dos dentes, fazendo parte do processo de envelhecimento
  • Traumatismo dos dentes, resultando a morte do nervo dentário, dando uma coloração acastanhada, acizentada ou negra
  • Ingestão em excesso de flúor, durante a formação dos dentes (do nascimento até aos 16 anos), que confere um aspecto mosqueado aos dentes
  • Dentes manchados ou descolorados
  • Dentes após branqueamento

Quais são as formas de branquear os dentes?

Destartarizações feitas por um Médico Dentista removem a maioria da pigmentação ou manchas causadas pelos alimentos e tabaco. O uso de uma pasta dentífrica branqueadora também pode ajudar a remover as manchas superficiais entre as visitas ao dentista. Se a pigmentação se mantiver ao longo dos anos você pode precisar que os seus dentes sejam branqueados profissionalmente, para remover essas manchas mais persistentes. As manchas intrínsecas podem ser branqueadas internamente ou restauradas com material estético ou tornadas não visíveis através da colocação de coroas (prótese fixa).

 

Apesar destes tratamentos serem seguros e eficazes o seu dentista vai recomendar-lhe qual o tratamento mais adequado para si tendo em conta o estado do dente e os resultados que você quer obter. O seu dentista vai ter em consideração:

O grau e o tipo de pigmentação

Qual a quantidade de estrutura do dente que se mantém (o dente tem uma restauração muito extensa? São necessárias ou desejadas alterações da forma dos dentes?)

 

Como funciona o branqueamento dentário?

O branqueamento dentário pode ser feito num consultório dentário ou em casa, usando em ambos os casos um produto fornecido pelo seu dentista. Ambos os métodos utilizam géis de branqueamento que oxidam as manchas. Por vezes comum os dentes ficarem sensíveis durante o branqueamento dentário em casa.

Branqueamento realizado em casa

O branqueamento realizado em casa é actualmente a forma mais comum de tratamento branqueador. O seu dentista tira os moldes dos seus dentes e faz uma moldeira de branqueamento, que você vai preencher com o gel branqueador e usar durante 1 hora por dia ou à noite, durante cerca de 2 semanas. Muitos kits de branqueamento prescritos pelos dentistas contêm uma solução de 10 a 15 % de peróxido de carbamida. Quando feita com supervisão do seu dentista esta forma de branqueamento é muito eficaz.

Dentes previamente branqueados com pigmento

Branqueamento no consultório dentário

Menos frequente e mais dispendioso, este procedimento demora cerca de 30 minutos a 1 hora, mas pode ter que regressar para obter o branqueamento que deseja. Para proteger a sua boca é aplicado um gel nas suas gengivas e um dique de borracha em volta do colo dos seus dentes. Um agente oxidante (a solução branqueadora) é aplicado nos seus dentes. Por vezes, uma luz especial é usada em intervalos de 5 minutos para ajudar a activar o agente branqueador.

 

Como funciona as facetas ou restauração?

Épossível utilizar resinas de compósito ou facetas de porcelana para cobrir a superfície dos dentes manchados e conferir um aspecto agradável aos seus dentes. Existem várias técnicas para disfarçar as manchas através de restaurações:

Restaurações a compósito

Em primeiro lugar a face frontal do dente é ligeiramente reduzida para prevenir que o "novo" dente fique com um aspecto muito grosseiro. A superfície do dente é sujeita, depois a uma substância ácida. De seguida é colocada uma resina composta com a cor semelhante aos dentes que o rodeiam, tendo em conta os contornos do dente e depois é polimerizada com luz para finalmente ser acabada e alisada.

Facetas estéticas

Uma faceta é feita para condizer com a cor e forma dos seus dentes. As facetas em porcelana são geralmente mais resistentes, enquanto as facetas em compósito são menos dispendiosas. Nas facetas em porcelana o seu dentista tira um molde dos seus dentes e envia-o para um laboratório de prótese para a fabricação das facetas, normalmente após a superfície frontal do dente ter sido reduzida. Em qualquer dos métodos, o dente é preparado para o "capeamento" através do desgaste da superfície frontal do dente. A faceta é colada ao seu dente com um cimento dentário.

Apesar de mais dispendiosas, as facetas de porcelana oferecem uma melhor identificação quanto à cor com os dentes adjacentes e usualmente duram entre 5 e 10 anos.

 

  • antes
  • depois

Irão os meus dentes recém branqueados pigmentar novamente?

Qualquer dente pode pigmentar, incluindo as facetas e as restaurações, mencionadas acima. Para ajudar a evitar uma nova pigmentação, evite o tabaco, o café, o chá, o vinho tinto e alimentos muitos pigmentados. E escove os seus dentes 2 vezes ao dia com uma pasta branqueadora.

*The Complete Guide to Better Dental Care, Jeffrey F. Taintor, DDS, MS and Mary Jane Taintor, 1997.