A cirurgia oral é o campo da Medicina Dentária que se ocupa pelas pequenas cirurgias dentro da cavidade oral. As mais frequentes são a extracção de sisos inclusos (dentes que estão dentro do osso), apicectomias, remoção de quistos, remoção de fibromas, cirurgia pré protética (regularização do osso e da gengiva antes da confecção de próteses), entre outros.
Tenho os dentes do siso inclusos. É necessário extraí-los?
Nem sempre os dentes do siso têm de ser extraídos. As principais indicações são quando se vai fazer um tratamento ortodôntico, quando a sua posição provoca ou pode vir a provocar problemas nos outros dentes, quando têm alguma sintomatologia (dor, infecção) ou quando apesar de não terem nenhum problema aparente é detectado radiologicamente um quisto.
Os dentes do siso são os dentes que mais frequentemente estão inclusos mas todos os outros dentes também podem não erupcionar (nascer). O caso que se mostra a seguir é de um paciente com queixas de problemas de visão (visão turva), sinusite e dores de cabeça muito fortes e que, após ter sido observado por inúmeras especialidades, nos foi enviado para a extracção de um dente canico incluso. Após a extracção do dente, através de uma pequena cirurgia, todos os sintomas desapareceram.
Tenho um quisto enorme no dente? É preciso extraír o dente?
Tudo depende do caso em concreto. Há casos em que se consegue fazer uma nova desvitalização ou mesmo fechar o canal do dente pela ponta da raíz em que se consegue conservar o dente. Há outros casos em que é é mesmo necessário extraír o dente.
O que é uma apicectomia?
É uma pequena cirurgia que visa a remoção de um quisto, granuloma ou qualquer outra situação patológica em conjunto com uma pequena parte do ápex do dente (ponta da raíz do dente). É uma cirurgia que na maioria das vezes tem bons resultados mas por vezes há recidivas com necessidade de outras intervenções ou mesmo extracção do dente.