Ranger dos dentes

Menu secundário

O que é o Bruxismo (ranger dos dentes)?

Se acorda com os músculos dos maxilares doridos ou com dores de cabeça, você poderá sofrer de Bruxismo - o ranger dos dentes. O Bruxismo (ranger dos dentes) pode destruir o osso circundante e o tecido gengival. Este problema também pode originar sequelas envolvendo a articulação da mandíbula, como o síndroma da articulação temporo-mandibular.

 

Como sei se tenho Bruxismo?

Para muitas pessoas, o Bruxismo (ranger dos dentes) é um hábito inconsciente. Essas pessoas, podem não se aperceber do que estão a fazer, até que alguém comente que fazem um ruído horrível ao ranger os dentes enquanto dormem. Para outros, é na consulta de rotina ao dentista que se descobre que os seus dentes estão a sofrer desgaste ou que o esmalte dos dentes se encontra fracturado.

 

Outro potencial sinal de bruxismo inclui o inchaço da face, cabeça ou pescoço. O seu dentista pode realizar um diagnóstico exacto e determinar se a origem da dor facial se deve ao Bruxismo (ranger dos dentes).

 

Como se trata?

O tratamento apropriado para si vai depender do que está a causar o problema. Através de perguntas e com um exame rigoroso dos seus dentes, o seu dentista pode ajudá-lo a determinar a potencial origem do seu Bruxismo (ranger dos dentes). Baseado no grau de desgaste dentário e na sua principal causa, o seu dentista pode sugerir:

 

O uso de uma moldeira de descanso enquanto dorme. Esta é feita pelo seu dentista para se adaptar aos seus dentes. A moldeira adapta-se aos dentes superiores e protege-os de rangerem contra os inferiores. Apesar de a moldeira ser uma forma de controlar o Bruxismo (ranger dos dentes), não é uma cura.

 

Encontrar formas de relaxamento. O stress do dia-a-dia, parece ser a principal causa de Bruxismo (ranger dos dentes), qualquer coisa que reduza o stress pode ajudar - ouvir música, ler um livro, fazer caminhadas ou tomar um banho. O aconselhamento para aprender formas efectivas para lidar com as situações stressantes, também pode ajudar. Outro factor que também pode ajudar é a aplicação de uma toalha quente, molhada, na face afim de relaxar os músculos doridos pelo ranger.

 

Reduzir as prematuridades (contactos dentários) de um ou mais dentes para regularizar a mordida. Uma mordida incorrecta, devido a um dente que não encaixa correctamente, pode ser corrigida com uma nova restauração, coroas ou ortodôncia.