Notícias

Escovas de dentes acumulam bactérias em apenas dois meses

Qua, 12/01/2011 - 11:23 -- admin

Humidade, pouca circulação de ar e restos de comida formam o ambiente mais propício que existe para a proliferação de fungos e bactérias. Não é difícil concluir, portanto, que as escovas de dentes são alvos frequentes de microrganismos. Para piorar, estas nem sempre ficam dentro do armário da casa de banho, por isso estão expostas às gotículas expelidas da sanita para o ar quando se puxa o autoclismo sem fechar a tampa.

Papel elimina mais germes do que secadores de ar quente

Seg, 27/09/2010 - 10:10 -- admin

Como as bactérias proliferam nas mãos molhadas, o método que remove mais humidade deve, teoricamente, ser mais eficaz. Contudo, alguns estudos sugerem a interferência de outros factores.

Algumas pesquisas têm demonstrado que os secadores de ar convencionais - e os mais recentes, com sistemas de jacto de ar, em que os utilizadores enfiam as mãos num recipiente enquanto o ar dispara rapidamente - são áreas de reprodução de bactérias, que contaminam as mãos e dispersam os germes. Mas esses estudos podem apresentar um conflito de interesses: o financiamento da indústria do papel.

Saúde oral dos adolescentes portugueses é deficiente

Seg, 23/08/2010 - 16:56 -- admin

Com o objectivo de caracterizar os comportamentos de saúde oral dos adolescentes portugueses, 7 mil jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, oriundos de escolas públicas de Viseu, foram submetidos a um questionário que avaliou os seus hábitos de higiene oral e as suas condições socioeconómicas.

O estudo, da autoria de Nélio Veiga, revelou que, no que toca à higiene oral, as raparigas são mais cuidadosas que os rapazes, escovam mais vezes os dentes, utilizam com maior frequência o fio dentário e consultam mais vezes o dentista.

Ambulatório do Hospital da Guarda vai aliviar listas de espera

Qua, 13/01/2010 - 23:58 -- admin

Segundo Fernando Girão, presidente do Conselho de Administração da ULS da Guarda, a nova unidade, que fará cirurgias sem internamento, “vai aliviar muito” as listas de espera dos doentes de 12 dos 14 concelhos do distrito da Guarda, que é a área de intervenção dos serviços.

Atendendo à falta de espaço das actuais instalações hospitalares, a UCA funciona em três sectores distintos, com onze profissionais (seis enfermeiros, dois administrativos e três auxiliares) sob a coordenação do médico Dias Costa.

Ver menos televisão pode ajudar a emagrecer 6 kg por ano

Qua, 13/01/2010 - 23:56 -- admin

Embora 120 calorias possam parecer pouco, é o equivalente ao número de calorias gastas numa caminhada de 1,6 km, segundo Jennifer J. Otten, principal autora do artigo, publicado no Archives of Internal Medicine.

«Precisamos de um estudo maior para ver se esta intervenção ajudaria na perda de peso ou na prevenção do ganho de peso», disse Otten.

«Mas, se considerarmos de forma cumulativa, seria o equivalente a caminhar oito milhas [quase 13 km] por semana. Durante um ano, poderia ajudar a evitar o ganho de seis quilos.»

Páginas