Conselhos especiais para 3ª Idade

Como posso manter uma boa saúde oral na 3ª Idade?

Os seus dentes podem durar toda a vida se fizer uma boa higiene oral e visitas regulares ao dentista. Não interessa qual é a sua idade, desde que mantenha os seus dentes e gengivas saudáveis, escovando duas vezes por dia com uma pasta dentífrica fluoretada, usando o fio dentário diariamente e visitando o seu dentista para consultas de rotina.

Que cuidados de saúde oral devo ter em conta enquanto idoso?

Mesmo que escove e use o fio dentário regularmente, o idoso poderá deparar-se com alguns problemas de saúde oral. Próteses gastas e desadaptadas, medicação e alterações na saúde em geral são alguns desses problemas. Felizmente o seu dentista e o seu clínico geral podem ajudá-lo a ultrapassar estes problemas com grande sucesso.

• Cáries Radiculares: quando existe recessão gengival, as raízes dos dentes podem ficar expostas, ficando mais susceptíveis à cárie dentária. Como os idosos apresentam uma maior predisposição de recessões gengivais, para manter uma boa higiene oral, usar uma pasta dentífrica fluoretada é fundamental para uma boca saudável.
  • Recidivas de cárie: as cáries dentárias à volta de restaurações antigas, chamadas cáries recidivantes (reincidentes), também podem ocorrer nos adultos, principalmente, nos que têm múltiplas restaurações ou restaurações efectuadas há muitos anos. Também aqui, uma boa Higiene Oral com uma pasta dentífrica fluoretada é a linha de defesa número um na prevenção.
  • A sensibilidade dentária pode ser um problema crescente à medida que se envelhece. As suas gengivas podem sofrer recessões ao longo dos anos devido a experiências anteriores com a doença periodontal, expondo áreas dos dentes que não estão protegidas pelo esmalte. Estas áreas são particularmente sensíveis à dor pela ingestão de alimentos ou bebidas frias ou quentes. Em casos mais graves, a sensibilidade ao ar frio ou a alimentos e bebidas ácidos ou doces, pode ocorrer. Se você tem sensibilidade dentária, experimente usar uma pasta dentífrica para dentes sensíveis. Se o problema persistir, visite o seu dentista porque a sensibilidade pode ser um indicador de um problema mais sério, como uma cárie dentária ou um dente fracturado.
  • A boca seca é um problema comum nos idosos e pode ser causado por medicação ou por certas doenças. O seu dentista pode indicar-lhe várias hipóteses para restabelecer a humidificação na sua boca, assim como recomendar tratamentos ou medicamentos que ajudam a prevenir os problemas associados à boca seca.
  • As doenças como a diabetes, doenças cardíacas ou cancro, podem afectar a sua saúde oral. Certifique-se que o seu dentista está a par dos seus problemas de saúde de modo a que ele possa perceber toda a situação e ajude-o a ter cuidados específicos com a saúde oral.
  • As próteses removíveis podem ser muito úteis aos idosos mas requerem cuidados especiais. Siga cuidadosamente as instruções dadas pelo seu dentista e avise-o se surgirem problemas. Uma consulta de rotina anual é recomendada para as pessoas que usem próteses removíveis há muitos anos.
  • A doença gengival é uma condição potencialmente séria que pode afectar as pessoas em qualquer idade mas, principalmente, acima dos 40 anos. Os factores que podem fazer aumentar a incidência da doença gengival são:
  1. Má alimentação
  2. Má higiene oral
  3. Doenças sistémicas, como a diabetes, doenças cardíacas ou o cancro.
  4. Factores ambientais, como o stress e o tabaco
  5. Alguns medicamentos podem influenciar a saúde das gengivas

Os estados iniciais da doença gengival são reversíveis e, por isso, é importante detectá-los o mais cedo possível. As consultas de rotina regulares podem ajudar a detectar e a tratar precocemente a doença gengival. Mas para prevenir o desenvolvimento da doença gengival, o melhor e mais fácil será fazermos uma Higiene Oral correcta.

As coroas e as pontes são utilizadas para reforçar os dentes ou para substituir os que faltam. A coroa é usada para cobrir a totalidade do dente danificado. Além de reforçar o dente destruído, uma coroa também pode ser utilizada para melhorar a estética, a forma ou o alinhamento dentário. As pontes são usadas normalmente para substituir um ou mais dentes que estejam ausentes. As pontes preenchem os espaços onde faltam dentes. As coroas são cimentadas nos dentes naturais ou nos implantes que circundam o espaço livre.