Doença gengival

Gengivas saudáveis - as gengivas saudáveis são firmes e não sangram. Aderem à volta dos dentes.O que é a doença gengival?

Doença gengival é uma inflamação das gengivas que pode progredir afectando o osso que rodeia e que suporta os seus dentes. É causado pelas bactérias da placa bacteriana, uma película aderente e sem cor que se forma constantemente nos seus dentes. Quando não é removida diariamente através da escovagem e do fio dentário, a placa bacteriana pode acumular-se e as bactérias podem infectar não só as suas gengivas e dentes mas, eventualmente, o tecido gengival e o osso que suporta os dentes. Isto pode levar à sua mobilidade e podem cair ou ter de ser removidos pelo dentista.

Existem três etapas da doença gengival:

• Gengivite: Esta é a etapa inicial da doença gengival, uma inflamação das gengivas causada pela acumulação de placa bacteriana na linha gengival. Se a escovagem e o uso do fio dentário diariamente não removerem a placa bacteriana, são produzidas toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Pode-se notar alguma hemorragia durante a escovagem e pelo uso do fio dentário. Nesta etapa inicial da doença gengival, os danos são reversíveis, desde que o osso e o tecido conjuntivo que mantêm os dentes no seu lugar, ainda não tenham sido afectados.
  • Gengivite - as gengivas estão ligeiramente inflamadas, podem parecer avermelhadas ou inchadas e podem sangrar com a escovagem.Periodontite: Nesta fase, o osso de suporte e as fibras que mantêm os seus dentes no lugar estão irreversivelmente danificados. Pode começar a formar-se uma bolsa abaixo da linha gengival que retém alimentos e placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e uma melhoria dos cuidados de Higiene Oral podem ajudar a prevenir mais problemas no futuro.
  • Periodontite Avançada: Nesta fase final da doença gengival, as fibras e o osso que suportam os dentes estão destruídos o que pode causar a mobilidade dentária. Isto pode afectar a sua mordida e, se não for feito um tratamento agressivo para os salvar, pode haver necessidade de os seus dentes serem extraídos.

Como é que eu sei que tenho Doença Gengival?

A Doença Gengival pode ocorrer em qualquer idade mas é mais comum nos adultos. Se for detectada na sua fase inicial, a doença gengival pode ser reversível. Por isso, visite o seu dentista se verificar algum dos seguintes sintomas:

• - gengivas avermelhadas, inchadas ou moles;
  • - gengivas que sangram com a escovagem ou com o uso do fio dentário;
  • - dentes que parecem maiores porque houve recessão gengival;
  • - gengivas que parecem estar afastadas dos seus dentes, criando uma bolsa;
  • - alterações no posicionamento dos dentes quando se morde;
  • - pus que sai de entre os dentes e gengivas;
  • - mau hálito constante e um mau sabor na boca.

Como é que a Doença Gengival é tratada?

As etapas iniciais da doença gengival são frequentemente reversíveis com uma escovagem e uso de fio dentário correctos. Uma boa saúde oral ajudá-lo-á a evitar a acumulação de placa bacteriana.

Uma destartarização eficaz feita pelo seu profissional dentário é a única forma de remover a placa bacteriana que se acumulou e se transformou em tártaro. O seu dentista ou higienista oral vai destartarizar os seus dentes para remover o tártaro que se acumulou acima e abaixo da linha gengival. Se a situação for mais grave, pode ser necessário efectuar um alisamento radicular. Os alisamentos radiculares ajudam a diminuir as irregularidades nas raízes dos dentes tornando mais difícil a deposição de placa bacteriana.

Através de visitas regulares ao dentista, a fase inicial da doença gengival pode ser tratada antes que seja levada a uma situação mais grave. Se a sua situação é mais avançada, então é necessário um tratamento mais específico.