Dentes do siso

Menu secundário

O que são dentes do siso?

Siso - Impactação horizontal Os dentes do siso são os últimos molares em cada lado dos maxilares. Eles também são os últimos dentes a nascer ou a erupcionar, normalmente entre os 16 e os 20 anos.

Como os dentes do siso são os últimos dentes a nascer ou erupcionar é comum não haver espaço suficiente na boca para os acomodar. Esta situação pode levar a que os dentes do siso fiquem impactados ou inclusos - os dentes que ficam inclusos (encerrados) no tecido gengival devido a outros dentes ou osso. Se eles ficam inclusos, pode ocorrer o edema e a flacidez da face.

Dentes do siso que estejam parcialmente erupcionados ou não nasceram direitos, também podem originar um apinhamento doloroso dos dentes e infecções. Como os dentes removidos antes dos 20 anos têm raízes menos desenvolvidas e menos complicações, as pessoas entre os 16 e os 19 anos devem fazer uma avaliação dos seus dentes do siso para saber se é necessário serem extraídos.

Como é que os dentes do siso são extraídos?

  • Siso - Impactação angular Uma extracção de um dente é um procedimento rotineiro. O seu dentista, poderá recomendar-lhe uma intervenção com anestesia geral ou anestesiar a zona da intervenção cirúrgica com um anestésico local.
  • Após o dente (ou dentes), ser extraido, é-lhe pedido para morder uma compressa durante 30 a 45 minutos, para estancar a hemorragia.
  • Poderá haver alguma dor ou edema após a exodôncia (extracção), mas normalmente desaparece passados alguns dias, contudo, você deverá contactar o seu dentista se as dores forem grandes e prolongadas e se persistir o edema, a hemorragia ou houver febre.
  • A extracção do dente do siso devido a apinhamento ou inclusão, não deve afectar a sua mordida ou saúde oral no futuro.