Periodontologia

A periodontologia é a disciplina da Medicina Dentária que se ocupa não directamente do dente mas de toda a estrutura que o rodeia e suporta (osso, gengiva). Os tratamentos periodontais são imensamente vastos, tanto visam o tratamento de periodontites (doença que provoca a perda de osso em redor dos dentes com a sua consequente perda) como a cirurgia plástica periodontal (tratamento cosmético que tem como objectivo a melhoria estética ou funcional dos dentes).

O que é uma gengivite? Porque é que sangro ao escovar os dentes?

A gengivite é uma inflamação das gengivas provocada por acumulação de placa bacteriana e tártaro como consequência de uma escovagem incorrecta ou insuficiente. Se não for tratada passa das gengivas para o osso e dá origem a uma periodontite com consequências, na maioria das vezes, irreversíveis. A gengivite é fácilmente tratada com uma destartarização e com uma correcta técnica de escovagem.

O que é uma periodontite?

A periodontite é uma doença que evolui a partir de uma gengivite e que implica uma perda de suporte ósseo dos dentes e se não for tratada leva à perda dos dentes. A periodontite pode ser crónica (evolução lenta) ou aguda (evolução rápida) e pode ser localizada (quando não atinge todos os dentes) ou generalizada.

• inicial
  • Periodontite

Quais são os sinais e sintomas da periodontite?

A periodontite pode ser assintomática e ser descoberta por acaso numa consulta de rotina. Os principais sinais de alerta são a mobilidade dentária (os dentes começam a abanar), a perda de suporte dos dentes com recessão gengival (a gengiva começa a desaparecer e as raízes a ficar à mostra), o sangramento contínuo da gengiva, pus á volta dos dentes e o mau hálito.

Qual é o tratamento?

Na grande maioria dos casos é impossível reverter a perda óssea mas é possível parar ou pelo menos reduzir a sua evolução. O tratamento passa pela remoção de toda a placa e cálculos dentário (tártaro) que pode ser feita com ultrassons (destartarizador) ou com instrumentos manuais (curetas). Nos casos mais graves pode ser necessário efectuar uma cirurgia para se atingir as zonas mais profundas. Todos os tratamentos serão inúteis sem a colaboração dos pacientes em manter uma higiene irreprensível.

Porque tenho a raiz do dente exposta?

À raiz do dente exposta chamamos recessão gengival e há inúmeras causas. A principal é uma técnica de escovagem incorrecta que associada a muita pressão ou escovas muito duras vai provocar um trauma gengival com consequente desaparecimento da gengiva. As outras causas são acumulação de placa bacteriana, oclusão traumática (a posição em que os dentes batem não é correcta), inserção alta do freio labial ou lingual.

• Recessão gengival
  • Recobrimento gengival

• recessão gengival
  • Recobrimento radicular

• recessão gengival
  • recobrimento radicular

É possível cobrir a raíz?

Há várias técnicas de recobrimento radicular mas nem todos os casos são prevísiveis. Quanto mais cedo forem detectadas as exposições e radiculares e eliminada a causa que as provocou mais fácil é o seu tratamento. O tratamento passa por uma pequena cirurgia plástica periodontal.

Quando me rio vê-se muito a gengiva. O que se pode fazer?

O sorriso gengival pode ser provocado por uma série de situações que tem diferentes tratamentos com graus de dificuldade diferentes. Quando são provocados por uma conformação anormal de gengiva o tratamento é muito fácil, rápido e indolor passando por uma reconformação cirúrgica da gengiva. Quando para além de gengiva há também um nível ósseo mais alto o tratamento é também muito fácil fazendo-se a reconformação do osso e consequentemente da gengiva. Em casos mais complicados, o problema passa não pelos dentes mas sim pela posição do maxilar implicando uma cirurgia maxilo-facial, bastante mais complicada.

• Sorriso gengival
  • Gengivoplastia

Quantas vezes por ano devo fazer uma limpeza?

As destartarizações devem ser feitas pelo menos uma vez por ano sendo o ideal de 6 em 6 meses. Em casos de periodontites o controlo deve ser feito de 3 em 3 meses para fazer além da destartarização por cima das gengivas uma curetagem nas zonas mais profundas.

O que é uma hipertrofia gengival?

Quando há uma escovagem má ou inexistente as gengivas reagem com um processo inflamatório. Essa inflamação faz com que as gengivas aumentem de tamanho e fiquem disformes. O tratamento passa pela eliminação de toda a placa bacteriana e tártaro e melhoria da higiene dentária. Quando a morfologia gengival não reverte totalmente faz-se uma gegivectomia de recontorno para melhorar a estética e facilitar a higiene oral.

• Hipertrofia Gengival
  • Gengivectomia de Recontorno