Novo tratamento para a Insónia

Um novo medicamento de primeira linha foi lançado no mercado português oferecendo esperança a milhares de pessoas que sofrem de insónias.

Está disponível no mercado português, um novo medicamento que tem como substância activa a melatonina de libertação prolongada, a primeira a ser aprovada pela EMEA (European Medicines Agency) como tratamento de primeira linha da insónia.

A melatonina é a substância responsável pela regulação do ritmo circadiário (ritmo vigília/sono) e capaz de regularizar o sono proporcionando a melhoria da qualidade de vida. Estima-se que a insónia afecte cerca de 28% da população portuguesa com mais de 18 anos, aumentando para 33 por cento nos idosos.

Com este tratamento é possível regularizar o ritmo circadiário de quem sofre de insónia, actuando como cronoregulador e produzindo um efeito hipnótico, porque a pessoa vai dormir de uma forma fisiológica. Ou seja, a melatonina de libertação prolongada vai fazer aquilo que o nosso organismo faz naturalmente.

Uma das mais-valias da melatonina de libertação prolongada é que o doente começa a dormir quando tem que dormir e acorda sem sonolência, para além de não causar qualquer dependência, situação que é habitual nos indutores de sono tradicionais (benzodiazepinas).

Isto deve-se, conforme indicam os resultados dos estudos realizados com o medicamento, ao facto de restaurar o nível fisiológico de melatonina fornecendo os benefícios de um sono reparador. Assim, as habituais queixas de sonolência durante o dia, falta de memória e dificuldade de concentração referidos pelos doentes, deixam de existir com esta nova terapêutica, em grande parte devido à libertação continuada de melatonina ao longo da noite.

Estas vantagens aplicam-se a todos os doentes com insónias. Considerando que existe elevada incidência de insónia nos idosos, esta melatonina tem ainda a vantagem de ser muito segura por não apresentar interacção com outros medicamentos que estas pessoas tomam para tratar as habituais doenças do envelhecimento.

A duração do tratamento vai depender de cada caso. Se o doente necessitar de voltar a repetir o tratamento ou quando a pessoa parar de tomar não vai ter efeitos de privação ou insónia rebound (insónia mais intensa do que antes de iniciar o tratamento).

Para os especialistas o lançamento deste medicamento marca um enorme avanço para pessoas que sofrem de insónia. Este é o primeiro tratamento que estabiliza de forma natural o sono, sem efeitos secundários no dia seguinte. Aumentar a qualidade de vida e os níveis de funcionamento diários são os principais objectivos do tratamento com melatonina de libertação prolongada.

Por último importa referir que este novo medicamento se encontra à venda apenas com receita médica e espera-se com o mesmo uma redução do consumo dos indutores de sono tradicionais.

Fonte: Sapo / NBRSolutions

23/06/2008