Cientistas descobrem origem do vírus do VIH

Uma equipa internacional de cientistas afirmou que a estirpe mais comum do vírus VIH - subtipo 1 do grupo M - foi trazida do Haiti em 1969. Esta variante pode ser encontrada nos Estados Unidos, na Europa e em grande parte da América do Sul, Austrália e Japão.

Os cientistas, apadrinhados pela Academia de Ciências Americana, consideram ainda que a identificação do vírus poderá conduzir à descoberta da cura apropriada.

A equipa analisou centenas de amostras de sangue de alguns dos primeiros doentes com SIDA, sendo que muitos eram imigrantes do Haiti nos Estados Unidos, e sequências genéticas de seropositivos de todo o mundo.

As análises permitiram a reconstrução da árvore genealógica do vírus. Michael Worobey, da Universidade do Arizona, afirmou à BBC que o VHI deverá ter ‘nascido' em África «e disseminou-se no Haiti por volta de 1966». «Alguns anos depois, uma variante do vírus começou a crescer na ilha e explodiu no mundo todo como a conhecemos agora».

O professor Worobey e os seus colegas estão a tentar descodificar o vírus desde a sua origem primordial. Os cientistas crêem que a identificação das origens do VIh irá permitir a descoberta da cura e prevenir futuras mutações.

 

Fonte: Sol / NBRSolutions
03/11/2007