Cerca de 90 mil idosos vão beneficiar de cheques dentista

Cerca de 90 mil idosos vão beneficiar por ano de dois cheques dentista cada um, anunciou na passada sexta-feira, o ministro da Saúde, que não precisou o valor desses vales.

O primeiro-ministro tinha anunciado este mês no Parlamento o alargamento dos cuidados dentários a crianças e jovens, a grávidas e a idosos.

Na comissão de Orçamento e Finanças, o ministro da Saúde, Correia de Campos, especificou que são abrangidos por esta medida cerca de 90 mil os idosos potenciais beneficiários do complemento solidário.

Os cheques dentista, que podem ser usados em clínicas privadas, vão ser também distribuídos a 65 mil grávidas acompanhadas em centros de saúde, que receberão três vales cada uma.

No caso das grávidas, o médico de família do centro de saúde, ao identificar a gravidez, emite em computador um cheque para que a mulher faça um rastreio dentário e mais dois para eventuais tratamentos ao longo da gravidez.

O Ministério da Saúde prevê ainda alargar de 60 mil para 80 mil o número de crianças entre os sete e os 12-13 anos com acesso a cuidados dentários, nomeadamente para combater os problemas das cáries.

No seu conjunto, estas três medidas significam encargos de 16 milhões de euros.

 

Fonte: Diário Digital / NBRSolutions
19/11/2007