Vacina contra a gripe à venda a partir de 1 de Outubro

 

Uma circular da Direcção-Geral de Saúde emitida esta semana define como objectivo o aumento da cobertura das vacinas nas pessoas pertencentes aos grupos de risco, uma tendência já verificada no ano anterior.

Na época gripal 2006/2007, notou-se «um aumento significativo da taxa de vacinação no grupo» com mais 65 anos, atingindo mais de 50 por cento desta população, segundo um documento do Observatório Nacional de Saúde do Instituto Ricardo Jorge.

No entanto, em relação à população geral houve um decréscimo da vacinação de 19,1 por cento em 2006 para 14,3 por cento.

Para evitar constrangimentos no funcionamento dos serviços, o secretário de Estado da Saúde emitiu um despacho que alarga o prazo de validade das receitas médicas de forma a permitir a prescrição antecipada da vacina.

«As receitas médicas nas quais sejam prescritas exclusivamente vacinas contra a gripe para a época gripal 2007/2008, prescritas a partir de 1 de Setembro são válidas até 31 de Dezembro do corrente ano», diz o despacho.

A vacina deverá ser administrada em Outubro e Novembro, podendo ser aplicada durante todo o período do Outono e Inverno.

Até agora, o Infarmed (a autoridade nacional do medicamento) autorizou a comercialização de sete tipos de vacina contra a gripe sazonal.

Anualmente, cerca de um milhão de portugueses é atingido pela gripe.

 

Fonte: Diário Digital / NBRSolutions