Selo da DGS dá garantia de qualidade a produtos alimentares

A Plataforma Contra a Obesidade, da Direcção-Geral da Saúde (DGS), lança o selo "Selecção Positiva". Este selo de qualidade será atribuído a produtos, alimentos e bebidas considerados saudáveis. Para tal, estes têm de obedecer a um conjunto de critérios validados pela DGS.

Válido por um ano, ao selo "Selecção Positiva" podem candidatar-se espontaneamente empresas públicas ou privadas da indústria alimentar e restauração. As candidaturas podem realizar-se a qualquer momento, em www.dgs.pt, através a submissão de um formulário. O período previsto de avaliação da candidatura é de seis semanas após recepção da mesma. As candidaturas serão avaliadas por uma comissão de avaliação da DGS e por membros do conselho científico da Plataforma Contra a Obesidade.

As empresas candidatas ao Selo "Selecção Positiva" devem cumprir os seguintes requisitos: assumir um compromisso de prevenção da obesidade; os produtos têm de conter rotulagem nutricional; o selo deverá ser usado de acordo com os critérios de segurança alimentar estabelecidos por lei; cumprir os critérios de avaliação referentes ao produto (valores por 100 g - informação disponível no regulamento).

«O selo "Selecção Positiva" visa incentivar uma progressiva e constante alteração de hábitos alimentares pois ajudará a contribuir para uma tomada de decisão mais consciente por parte dos consumidores. O selo representa mais um passo da Plataforma no combate de uma das doenças que mais contribui para a taxa de mortalidade - a obesidade», refere João Breda, coordenador nacional da Plataforma Contra a Obesidade.

O selo funciona assim como uma garantia para os consumidores, pois, ao optarem pelos produtos detentores do selo, estão a ingerir alimentos que podem contribuir para uma alimentação saudável e reduzir o risco de excesso de peso e obesidade.

Isabel Calado, directora de Marketing da Galp Energia, afirma que «este selo vem reforçar os valores promovidos pelo Movimento de Energia Positiva no sentido de criar condições para que o consumidor possa tomar decisões conscientes, na adopção de hábitos mais saudáveis. Estamos, também, a trabalhar no desenvolvimento de menus nutricionalmente equilibrados que estarão, num futuro próximo, disponíveis nas lojas de conveniência da Galp e devidamente identificados com o selo Selecção Positiva».

 

Fonte: Sapo / NBRSolutions
28/02/2008