Farmácias estreiam aconselhamento médico

Com 15 estabelecimentos por todo o país, as lojas Pharmacon disponibilizam aos seus clientes o serviço de telemedicina, possibilitando, através de videoconferência, que os utentes esclareçam junto de um médico questões de saúde que os possam preocupar.

Através do pagamento de um valor semelhante a qualquer taxa moderadora paga numa consulta num hospital público ou centro de saúde, o utente é atendido por um médico de clínica-geral que faz o respectivo aconselhamento.

O serviço de telemedicina, explicita António Fernandes, coordenador do projecto e neuroradiologista, «consiste no aconselhamento médico através de um sistema de videoconferência, onde o utente é aconselhado em função das queixas apresentadas. Um ponto diferenciador do serviço de atendimento telefónico recentemente implementado é o facto de o médico poder ver o utente».

O responsável acrescenta ainda que este serviço «representa uma vantagem para os portugueses, na medida em que facilita o acesso a informação médica, diagnósticos básicos e interpretação das prescrições. O rápido acesso a médicos de especialidade sem recorrer a hospitais e centros de saúde, minimizando ao máximo o tempo de espera e as sobrecargas dos serviços de saúde são outras vantagens em destaque».

 

Fonte: Sapo / NBRSolutions
17/12/2007