Colo do útero: 55 mil começam a ser vacinadas em Setembro

A sub-directora-geral da Saúde, Graça Freitas, revelou à Lusa que o objectivo é coincidir o início da vacinação com o princípio do próximo ano lectivo, ou seja, em Setembro deste ano.

As primeiras 55 mil raparigas com 13 anos deverão começar a ser vacinadas nessa altura, estando para as mesmas prevista uma segunda dose entre um e dois meses depois e a última dose em Março ou Abril de 2009.

De acordo com as recomendações da Comissão Técnica de Vacinação e da Direcção Geral de Saúde, em 2008 serão vacinadas as raparigas nascidas em 1995, em 2009 as que nasceram em 1996 e em 2010 as jovens que nasceram em 1997.

Entre 2009 e 2011 está ainda previsto vacinar as raparigas que naquela altura tenham 17 anos.

Por decidir está qual a vacina que vai ser administrada, uma vez que actualmente são comercializadas duas marcas, embora uma delas seja mais abrangente do que a outra.

A escolha irá resultar do concurso internacional que está em curso e que terá em conta factores como a eficácia e o custo do produto.

A decisão de incluir a vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) no Plano Nacional de Vacinação foi anunciada há precisamente um mês.

Até ser administrada gratuitamente, a vacina tem de ser suportada financeiramente por quem optou pela sua toma, desde que, em Janeiro do ano passado, a primeira foi colocada à venda em Portugal.

A Gardasil custa 160 euros por cada um das três doses e previne o cancro do colo do útero e outras doenças provocadas pelo HPV, nomeadamente os seus quatro tipos de vírus mais cancerígenos: 06, 11, 16 e 18.

A Cervarix chegou ao mercado português a 15 de Outubro do ano passado e custa 433,23 euros.

A primeira é valente para quatro vírus e a segunda dirige-se a dois. As duas poderão causar uma redução de pelo menos 70 por cento no número de casos de cancro do colo do útero.

O cancro do colo do útero mata uma mulher por dia em Portugal, país da Europa com a mais alta incidência deste cancro, cuja principal causa é o vírus HPV, registando 900 novos casos por ano e mais de 300 casos mortais.

 

Fonte: Diário Digital / NBRSolutions

20/01/2008