Cárie afecta 66 por cento dos portugueses

Cerca de 66 por cento dos portugueses sofrem de cárie. Entre os adultos, esta doença verifica-se maioritariamente em indivíduos dos 41 aos 50 anos e com o nível básico de escolaridade.

Estes são dados de um estudo sobre os hábitos de higiene oral e a condição da saúde oral dos portugueses, realizado no âmbito da edição de 2007 do Mês da Saúde Oral da Colgate e a Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD), na qual foram observadas mais de 12 mil pessoas de todo o país. Diz ainda o estudo que o medo do dentista pode contribuir para agravar este quadro de higiene oral da população.

«A ansiedade e o medo associados às intervenções dentárias apresenta-se como um dos responsáveis pelos hábitos deficientes de higiene oral dos portugueses, visto poder contribuir para visitas menos frequentes aos consultórios e, assim, poder aumentar os riscos de doenças orais e afastar a população dos tratamentos em momento adequado», referem as entidades em comunicado.

O Mês da Saúde Oral da Colgate e SPEMD realiza-se anualmente no mês de Outubro. Possibilita um rastreio dentário gratuito à população (até hoje, foram efectuados mais de 85 mil rastreios dentários) - além de constituir uma oportunidade de interacção entre os consultórios dentários e as populações.

Este ano decorre a 9ª edição do Mês da Saúde Oral.

Fonte: Sapo / NBRSolutions

15/09/2008