Psicologia

Menu secundário

Psicologia Clínica

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e tudo o que nos faz comportarmo-nos e sentirmo-nos de determinada forma. Por sua vez, o Psicólogo clínico é o profissional que trabalha na área da saúde e que, depois de compreender as dificuldades de cada um, promove a sua saúde mental, através da adopção de variadas estratégias adaptadas a cada caso e assim induz a mudança de atitudes e comportamentos que comprometem o bem-estar, a qualidade de vida, a auto-estima e até as relações interpessoais.

Na consulta de psicologia clínica procede-se sempre a uma avaliação psicológica inicial onde são identificados: o motivo da consulta e as dificuldades que interferem na vida diária da pessoa que nos procura. É depois num contexto de empatia e confidencialidade que se procede ao acompanhamento que tem como finalidade última a promoção da autonomia da pessoa.

Quando procurar a nossa ajuda?

Sempre que sinta que algo na sua vida não corre como antes ou como esperado, quando sente que não tem como resolver um problema, ultrapassar uma situação, lidar com pessoas ou contextos, quando deixou de fazer algo aprazível na sua vida, quando os que o rodeiam estão comprometidos pelo seu problema, quando sente que não tem valor ou os outros não o valorizam...

...Sente-se "em baixo"? Dizem-lhe que anda facilmente irritável? Não tem apetite e não há nenhuma razão fisiológica para isso? Tem insónias? Não sabe o que fazer e não consegue deixar de pensar nisso ao ponto de faltar/ter um mau desempenho no trabalho? Quanto mais cedo se procura ajuda, melhores são os resultados, consulte-nos.