Ver menos televisão pode ajudar a emagrecer 6 kg por ano

Embora 120 calorias possam parecer pouco, é o equivalente ao número de calorias gastas numa caminhada de 1,6 km, segundo Jennifer J. Otten, principal autora do artigo, publicado no Archives of Internal Medicine.

«Precisamos de um estudo maior para ver se esta intervenção ajudaria na perda de peso ou na prevenção do ganho de peso», disse Otten.

«Mas, se considerarmos de forma cumulativa, seria o equivalente a caminhar oito milhas [quase 13 km] por semana. Durante um ano, poderia ajudar a evitar o ganho de seis quilos.»

Para conduzir a experiência, os investigadores recrutaram 36 adultos com peso a mais e obesidade que viam pelo menos três horas de TV por dia, e designaram aleatoriamente 20 deles para cortar esse tempo para metade.

A redução foi imposta através de um dispositivo de bloqueio electrónico. Todos os participantes usaram acelerómetros presos no braço que mediam os seus movimentos, segundo Otten.

Eles passaram mais tempo em actividades físicas ligeiras ou actividades sedentárias que queimavam mais calorias do que ver televisão - ler, jogar jogos de tabuleiro ou escrever.

13/01/2010

Fonte : Sapo