Cuidado com a água

Não deve oferecer-se água a bebés com menos de seis meses. Mesmo que sintam sede, a bebida que devem beber é leite materno ou, em alternativa, leite especial adaptado. A equipa de médicos do Centro Infantil Johns Hopkins, em Baltimore, fez recentemente um alerta aos pais: dar demasiada água a um bebé com menos de seis meses pode provocar uma complicação grave, habitualmente designada por «intoxicação pela água» (hiponatremia).

Os bebés são mais vulneráveis a esta complicação pelo baixo volume de sangue em circulação e pela imaturidade dos seus rins, que faz com que libertem grandes doses de sódio juntamente com a água em excesso. Essa libertação pode levar a um perigoso decréscimo no nível de sódio, o que afecta a actividade cerebral e pode, em casos extremos, levar ao coma.

Os sintomas de uma «intoxicação pela água» são irritabilidade, sonolência e outras perturbações do estado de humor, seguidas de baixa temperatura corporal, edema (inchaço) e suores na face, convulsões. Os primeiros sintomas podem ser muito subtis, por isso os pais podem não ter dado conta de nenhuma alteração significativa até chegarem as convulsões.

Bebés que frequentam programas de adaptação ao meio aquático podem beber enormes quantidades de água durante uma sessão. Os pais devem estar atentos a este facto e evitar ao máximo que o bebé engula água.

Dar água a um bebé com menos de seis meses pode ainda ter consequências a nível do seu desenvolvimento, sobretudo se for dada regularmente. A água substitui no estômago do bebé o lugar do leite, rico em nutrientes, e pode reduzir o seu apetite para mamar, condicionando assim o seu crescimento.

Mesmo em situações excepcionais...
É claro que os pais temem o risco de desidratação, sobretudo quando o calor se torna excessivo, ou quando há vómitos e diarreias. Mas, mesmo nestes casos, um bebé que está a ser amamentado recebe do leite materno toda a quantidade de água necessária - o leite materno tem 87 por cento de água na sua constituição.

Mesmo que haja perdas de líquido excepcionais, amamentar com mais frequência é suficiente para evitar a desidratação, até porque no início da mamada, o leite é mais diluído - contém mais água do que no final. Se está a ser alimentado por leite adaptado também não deverá necessitar de água, salvo por indicação médica.

Se um bebé tem perdas de líquido acentuadas pelo calor excessivo, por vómitos ou diarreia e a sua alimentação já é constituída por sólidos pode ser oferecida água, mas sempre em doses reduzidas.

Há especialistas em nutrição e desenvolvimento que consideram que mesmo até aos 12 meses de idade o bebé não precisa de água, desde que o leite materno continue a fazer parte da sua alimentação.

Fonte: Portal do Cidadão com Deficiência / NBRSolutions
07/08/2008