Cereais integrais ajudam a combater cansaço matinal

Vários estudos comprovam que um pequeno-almoço saudável, rico em hidratos de carbono e em fibras acaba com a preguiça matinal, e confere a energia necessária às actividades diárias. Nesse sentido, os cereais integrais, que à primeira vista podem parecer apenas mais escuros e com um sabor mais intenso do que os refinados, contêm de facto uma riqueza nutricional capaz de nos dar energia sem aumentar a carga calórica da nossa alimentação.

Os cereais integrais apresentam um conjunto de nutrientes difícil de encontrar noutros alimentos, nomeadamente a nível da energia: hidratos de carbono simples (açúcares) e complexos (amido) - e fibras, funcionando como uma "descarga positiva e gradual de energia" que ajuda a superar a inércia matinal e se mantém ao longo da manhã.

Quando se ingere uma taça de cereais de pequeno-almoço, uma fatia de pão escuro ou três biscoitos integrais, o organismo obtém os dois tipos de hidratos de carbono (simples e complexos), que trabalham em equipa para manter o corpo activo durante a manhã. No fundo, funcionam como se fizessem uma corrida de estafetas em que os hidratos de carbono simples, conhecidos por "açúcares simples" partem à frente, chegando ao sangue muito rapidamente (em cerca de 20/30 minutos), onde ficam disponíveis para serem usados de imediato como energia. Mas logo em seguida, quando as tarefas diárias obrigam ao consumo de energia, os hidratos de carbono mais complexos, como o amido, de digestão mais lenta, acabam também por chegar ao organismo, garantindo uma reposição constante da energia.

A boa fama dos cereais integrais deve-se também à sua riqueza em fibras, que, segundo a Organização Mundial de Gastrenterologia, nas suas Digestive Health Guidelines, são essenciais à saúde e que ajudam a uma digestão mais lenta. Também é muito positiva a sua forte componente de vitaminas do complexo B, muito importantes para que o organismo possa extrair dos hidratos de carbono a energia de que precisa, e proteínas, fundamentais como matéria-prima para o crescimento mas também para a permanente renovação dos milhões de células do nosso organismo.

Contudo, apesar dos cereais integrais serem uma excelente ajuda, a falta de exercício físico também pode aumentar a inércia matinal. O ideal é começar o dia com uma actividade desportiva seguida de um pequeno-almoço rico em cereais integrais. Está comprovado que um estilo de vida saudável – alimentação variada e a prática de actividade física – ajudam a estar mais bem disposto e com vitalidade para encarar o dia-a-dia.

Fonte: Sapo / NBRSolutions

04/09/2008